見出し画像

配属先での中間報告

今日配属先で中間報告をさせていただきました。
全文ポルトガル語ですがよかったら訳してください笑
下にスライドの写真も載せます。

多くの先生からお褒めの言葉をいただいたのは、スライド笑笑
どうやって作ったんだと聞かれてもcanvaの自動でおしゃれになってるだけよ。
大体こちらのスライドはパワーポイントで文字だけの無機質なものが多いから、かなり気に入った様子。アプリを教えてあげました。

そんなわけで以下発表原稿です。

Obrigada pelo seu tempo. Já passou 1 ano desde que cheguei a Moçambique. Então queria fazer apresentação da minha missão.

Primeiro vou levar a minha aula. Qual é a resposta A ou B?
A resposta é B. Infelizmente a maioria dos alunos da 8ª classe escolheram A.
Segunda pergunta, Qual é a resposta A ou B?
Para resolver esta pergunta, eu dei assim.
Primeiro pensar elevado a um depois elevado a dois, três, quatro…
No início, os alunos calculam para encontrar a resposta, mas aos poucos os alunos percebem que não precisam fazer os cálculos. Depois, olhamos para o expoente da potência.
E pensamos “Quando é negativo” e “Quando é positivo”. Eu não preciso dar explicação. Só preciso organizar pensamentos dos alunos.
Afinal, a resposta desta pergunta é B. Porque? 2024 é o número par.

Essas são fotos da minha aula. Usei as notas de Moçambique nesta aula sobre conjuntos.
Eu costumava usar qualquer materiais quando trabalhei como professora no Japão.
Os alunos no Japão gostam de dinheiro e lanche. Aqui em Moçambique também os alunos ficam muitos felizes.

Vamos voltar para a minha apresentação. Este é o objectivo de hoje. Já falei número 1 sobre minha aula. Vou falar número 2 pedido de voluntário.
O pedido de voluntário original era dar aula para turmas de 11ª e 12ª classes e dar preparação para exame.
Mas nunca dei aula para 2º cílio no Japão e Matemática da 8ª classe é o básico da matemática.
Então, conversei com o senhor director e resolvi dar a aula para alunos da 8ª classe.

3. Atividades até agora
Eu comecei a trabalhar aqui na escola em junho de ano passado. No ano passado, primeiro queria assistir as aulas porque não falava bem português. E queria aprender as palavras para dar aula. Mas no dia seguinte depois de chegar aqui na escola dei exercícios de matemática sozinha na sala. Agradeço aos professores que me ajudaram naquele momento. Acho que foi um português confuso.
Em agosto comecei a dar aula para uma turma da 8ª classe. E no 3º triméstre recebi mais uma turma da 7ª classe. Essa turma da 7ª classe foi muito difícil controlar porque as idades eram diferentes. O chefe Nhavene me ajudou muitas vezes e assistiu a minha aula.
Agora eu dou aula para duas turmas da 8ª classe, assisto as aulas dos outros colegas.
4. Problemas
Eu assisti as aulas e passei um ano na escola. Encontrei com esses problemas.
-Existem muitos erros numa pergunta. Porque os alunos têm baixas habilidades de cálculo. Eles não se lembram da tabuada. Há alunos da 10ª e 11ª classes que ainda não se lembram da tabuada. Existem muitos erros não apenas nas tabuadas, mas também em cálculos simples.
-Os alunos não conseguem resolver sozinhos. Eles tentam resolver os exercícios mas não conseguem calcular e desistem.
-Os professores não conseguem ajudar os alunos deles na sala. Numa turma tem 60 a 70 alunos.
Impossível ajudar todos os alunos durante a aula.
-Alguns professores, às vezes faltam. Não são todos.
-“Escrever” é o maior que “Pensar” na aula. Tem razão, a maioria dos alunos não tem libro de Matemática. Mas eles escrevem muito nos seus cadernos e se sentem satisfeitos por terem estudado muito. Sem pensar.

Mas eu sou uma voluntária, não posso resolver todos problemas.
Tive as seguintes ideias para resolver esses quatro problemas.

5. Objectivos da atividade
Ajudar os alunos a adquirir as habilidades matemáticas necessárias para pensar e resolver problemas por conta própria.
Para atingir esse objetivo, faço o seguinte.

5. Atividades
1. Melhorar as habilidades básicos de cálculo dos alunos.
-Incorporo os cálculos necessários para a aula como uma revisão.
-Uso flashcard.
-Realizo testes de cálculo.
2. Apoie a aprendizagem dos alunos
- Ajudo a aula de matemática de outro professor
3. Sugira aulas centradas no aluno para colegas professores.
- Peço uns colegas professores para assistir minha aula durante tempos livres deles.

Não sou muito inteligente nem sei ensinar muito bem. Eu sou apenas uma voluntária.
Acho que não vai melhorar logo, por mais que eu tente aqui.
Minha esperança é que o maior número possível de alunos gostem de matemática e que meu método seja transmitido ao maior número possível de professores.
Porque os nossos alunos têm um futuro.
É tudo. Obrigada pela sua atenção.

原稿を添削してくれた同僚に感謝。
2週間近くポルトガル語に苦しみました。
終わってよかった、、、

この記事が気に入ったらサポートをしてみませんか?