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ヒカルド・マリオ・ゴンザルベス教授  『歎異抄』第11章 「二つの不思議」 毎朝のお朝勤の後にポルトガル語の仏教書を少しづつ読みます。日本語翻訳あり。

おはようございます。 今日も一緒にお参りをいたしましょう!Bom dia a todos! Vamos juntos rito matinal.

今日は『大無量寿経』(を読経します

『大無量寿経』(巻下)

Grande Sutra da Vida Imensurável (2)

BU" SE' MU RYÔ JU KYÔ (Pronúncia japonesa)


Capítulo XI

Há pessoas que, vendo fiéis iletrados praticando o Nembutsu, assustam-nos, interpelando-os se eles o praticam crendo no Mistério do Voto ou no Mistério do Nome1. Não explicam elas com clareza as relações entre ambos os Mistérios, provocando confusão na mente.

É necessário que detenhamos os nossos pensamentos nesse ponto com insistência, para chegar a uma conclusão.

Através do Mistério do Voto, o Buda nos proporcionou o Nome fácil de ser guardado e de ser recitado, prometendo receber em seu seio todo aquele que recitar esse Nome. Assim, devemos em primeiro lugar crer que, salvos pelo Mistério do Grande Voto da Grande Compaixão de Amida, nós nos libertaremos do mundo
dos nascimentos e das mortes. O próprio Nembutsu que nós recitamos é de iniciativa do Tathagata2. Se tomarmos consciência disso, veremos que nele não deve se imiscuir a mínima parcela de iniciativa pessoal. Assim, sintonizando-nos com o Voto Original, iremos nascer na Verdadeira Terra Pura.

Dessa forma, se tivermos por centro de nossa Fé o Mistério do Voto, nele naturalmente estará contido também o Mistério do Nome. Os Mistérios do Voto e do Nome são originariamente um só, de nenhuma maneira podem ser considerados diferentes.
Além disso, se levarmos em conta a vontade de cada um, considerando que o bem conduz a salvação e o mal a impede, teremos um Nembutsu praticado como ascese pessoal,48 que não busca apoio no Mistério do Voto e representa um esforço da mente no sentido de acumular atos meritórios que propiciem o ir-nascer. As pessoas que assim pensam ainda não creem no Mistério do Nome. Entretanto ainda que elas não creiam, irão
nascer nas regiões limítrofes da Terra Pura, onde vão ter os preguiçosos ou na Terra Pura sombria como o útero materno, onde vão nascer os que têm dúvidas3 e, finalmente, graças ao Voto pelo qual Amida jura salvar os que praticam o Nembutsu como esforço pessoal, alcançarão também o ir-nascer na Verdadeira Terra Pura, pelo poder do Mistério do Nome. Como tudo isso é devido ao Mistério do Voto, ambos os Mistérios, em suma são um só.

原文
十一 一 一文不通のともがらの念仏もうすにおうて、「なんじは誓願不思議を信じて念仏もうすか、また名号不思議を信ずるか」と、いいおどろかして、ふたつの不思議の子細をも分明にいいひらかずして、ひとのこころをまどわすこと、この条、かえすがえすもこころをとどめて、おもいわくべきことなり。誓願の不思議によりて、たもちやすく、となえやすき名号を案じいだしたまいて、この名字をとなえんものを、むかえとらんと、御約束あることなれば、まず弥陀の大悲大願の不思議にたすけられまいらせて、生死をいずべしと信じて、念仏のもうさるるも、如来の御はからいなりとおもえば、すこしもみずからのはからいまじわらざるがゆえに、本願に相応して、実報土に往生するなり。これは誓願の不思議を、むねと信じたてまつれば、名号の不思議も具足して、誓願・名号の不思議ひとつにして、さらにことなることなきなり。つぎにみずからのはからいをさしはさみて、善悪のふたつにつきて、往生のたすけ・さわり、二様におもうは、誓願の不思議をばたのまずして、わがこころに往生の業をはげみて、もうすところの念仏をも自行になすなり。このひとは、名号の不思議をも、また信ぜざるなり。信ぜざれども、辺地懈慢疑城胎宮にも往生して、果遂の願のゆえに、ついに報土に生ずるは、名号不思議のちからなり。これすなわち、誓願不思議のゆえなれば、ただひとつなるべし。

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