見出し画像

ヒカルド・マリオ・ゴンザルベス教授  ー正信偈ノートー 『正信偈についての考察』 曇鸞大師 『浄土論註』について。    毎朝のお朝勤の後にポルトガル語の仏教書を少しづつ読みます。日本語翻訳あり。

おはようございます。 今日も一緒にお参りをいたしましょう!
Bom dia a todos! Vamos juntos rito matinal.


おはようございます。 今日も一緒にお参りをいたしましょう!

Bom dia a todos! Vamos juntos rito matinal.

『大無量寿経』(巻上)

『大無量寿経』(巻下)

Grande Sutra da Vida Imensurável (1)

Grande Sutra da Vida Imensurável (2)

BU" SE' MU RYÔ JU KYÔ (Pronúncia japonesa)


  1. Os Comentários ao Tratado da Terra Pura (Jap. “Jôdo Ronchû”):

Também conhecidos como “Comentários ao Tratado sobre o Ir-Nascer” (Jap. "Ôjô Ronchû”), constituem eles o contributo fundamental de T’an-luan ao desenvolvimento da Doutrina da Terra Pura. “O Tratado da Terra Pura” do Mestre Vasubandhu é um texto dificílimo, cuja compreensão é grandemente facilitada por esses “Comentários” de T’an-luan em dois volumes. Centrados no conceito de Outro Poder (Jap. Tariki), os “Comentários” nos apresentam uma síntese das Escolas Madhyamika e Yogacara, estruturada segundo a ótica da Tradição da Terra Pura. Há que lembrar aqui que T’an-luan era originalmente um Mestre da Escola Madhyamika de Nagarjuna.
Convertendo-se à Doutrina da Terra Pura, ele assume a tarefa de comentar um texto de Vasubandhu, ou seja, de um Mestre da Escola Yogacara. Todavia, ele o faz fundamentando-se em Nagarjuna e sua Filosofia do Vazio, utilizando termos como mushô no shô “o nascimento além dos nascimentos” para designar o Ir-Nascer na Terra Pura.
Assim, para nós T’an-luan é um expoente daquela corrente que foi por nós designada como Yogacara-Madhyamika, que sintetiza e unifica as duas grandes correntes filosóficas do Grande Veículo. Shinran, que assume a herança de Vasubandhu e T’an-luan, inclusive adotando um nome composto de ideogramas retirados do nome de ambos, pode, portanto, ser considerado também como um expoente da corrente Yogacara-Madhyamika.

  1. 『浄土論註』について

浄土教を発展させるための基本的な貢献をしたもので、「往生論註」とも呼ばれる。天親菩薩の『浄土論』は非常に難解なテキストであり、この『論註』2巻はその理解を大いに助けてくれるものである。本願他力の概念を中心に、中観派と瑜伽唯識派を統合し、浄土教の観点から構成された「注釈書」です。ここで忘れてはならないのは、曇鸞はもともと龍樹の中観学派の論師であったということだ。
浄土教に帰依した彼は、天親菩薩、すなわち唯識派の文章を解説する仕事を引き受けた。しかし、それは龍樹菩薩の『空の思想』に基づいており、浄土に往生することを「生を超えた生(無生の生)」などという言葉で表現している。
このように、私たちにとって曇鸞は、大乗の二大哲学的潮流を総合し統一した、私たちがと瑜伽行中観派(ゆがぎょうちゅうがんは)と呼んでいる潮流の代表者なのである。親鸞は、天親菩薩と曇鸞大師を継承し、両者の名前を組み合わせた表意文字からなる名前まで採用しているが、これもまた瑜伽行中観派(ゆがぎょうちゅうがんは)の提唱者とみなすことができるだろう。

please subscribe to my channel
Inscreva-se no canal Por favor!
↓いいね評価、チャンネル登録よろしくお願いします↓
https://goo.gl/iVwh85

SMSもやっています(^^) フォロー大歓迎です。

➡Bloggerブログ
 https://www.brasilsanpo.com/

➡Twitter
https://twitter.com/ishui

➡Facebook
 https://www.facebook.com/shu.izuhara

➡Instagram
https://www.instagram.com/izushu/

➡アメブロ
 https://ameblo.jp/ishui/

よろしければサポートをお願いいたします。頂いたサポートはクリエータ費として活用させていただきます。