resposta do instagram①

oi,gente tudo bem?

agradeço a vocês vieram ver meu blog!!!

ainda meu português não é bom mas espero que vocês estemdam o que quero dizer! hoje vou escrever sobre choques cultuais lá em baixo.

 

皆さんお久しぶりです。日本で時間を持て余しているから、noteでも更新しちゃおうかな。内容は、この前インスタでもらった質問の回答をします。


①海外で受けたカルチャーショック

カルチャーショックという言葉は、何だか主観的な感じがするから、文化の違いっていうほうがしっくりくる気がするな。日本から出てみれば、違う文化の中に入るわけだし。ショックは期待しすぎるときや自分の文化を当然と思ってるときに受けるものかなと。

さあ、本題の海外で受けた文化の違い。

【誰とでも会話するオープンさ】

初めて勉強しに海外に行ったのは、19歳のときのカナダかな。電車に乗ってみれば、様々な国籍の人がいて、目が合うと私ににっこり微笑んでくれる。あるとき、スタバによく来る車いすのおばあちゃんとお話しするようになった。おばあちゃんが帰る際、車いすは不自由だから、おばあちゃんのカップのごみを私が捨てて店を出たら、知らないおじさんが走ってきて、「さっきの君の振る舞いはとても素晴らしかった」って声をかけてもらったことがあった。海外に慣れていなかったし、英語がよくわかるわけでもなかったから私の頭の中は「どうしてこの人は私にそれを言う必要があるんだろう、少し怖いな」と警戒したのが、正直なところだったな。今思えば、カナダの人はオープンですごく褒めてくれる人たちだってわかるようになった。それから私も目が合うと、微笑んだりするようになったけど、ブラジルでは同じことをすると「え?」って顔されるからしないかな。笑


【YESとNOははっきりと】

海外にいるとYESとNOははっきり答える。日本ははっきり言うと少し強い気がするし、協調性にかけるような感じがするね。けど私の性格には海外のほうが合ってるし、たまに日本人の友達にはっきりNOを言いすぎて、「あ、やばい」て思うことなんて多々あるね。


【人種に対する意識】

16歳まで、海外の人と知り合う機会もなかったし、人種差別は道徳の授業でしか考えることはなかったけど、ヨーロッパは人種差別が顕著だった。道を歩いているだけなのに、私の頭にイチゴを投げて楽しそうに笑っていた人たちもいた。悔しかったけど、今考えてもその時どう対処すればよかったのかはわからない。ショッピングセンターのイスに座っているとき、知らない少年たちが私にむかっていきなり「ニーハオ」って言って驚かせてきた、驚いた私を見て楽しそうにどっか行ってたな。道を歩いていて車から驚かしてくる人たちなんて腐るほどいた。あまり、人種について日本でも多国籍が当たり前のカナダでも考えたことがなかったけど、本当に人種差別はあるんだって悲しくなる日もあった。よく海外の人はアジア人のこと「目が細い」って指で引っ張ってマネすることがある。きっとあまり、意識してないんだろうけどアジア人からしたら気持ちいいものではない。それに、もし私がしつこいくらい「鼻ででかいね」と言えば、アジア人の気持ちに気づくのだろうか。見た目や国籍が違うだけで、優劣はつけられない。馬鹿にしてるけど、日本人のどこがヨーロッパ人に劣ってるの?って何度も問いかけたくなった。人種差別経験して、教育の大切さや悲しい気持ちを知れたので、結果オーライ。

ある日、ポルトガルのバーで一人で飲み物を取りに来た私に、肌の黒い男の子たちが話しかけてきた。「あなたは、黒人と付き合いたい?」率直な質問にびっくりしたけど、「私がその人を好きなら、付き合うよ」とだけ答えて友達のところに戻った。何日もそのことが頭から離れなかったけど、どうして黒人であることを気にする必要があるのかな。見た目より、中身じゃないのかな。

ありのままに、生まれてきた姿を誇りに思ったほうがいいね。


続きはまた今度書きます。どうも閲覧ありがとうございます。


normalmente ,eu não uso palavra choque cultural. sinto que essa palavra é um pouco subjetivo. porque é natural que tem diferença entre países. a gente sente choque quando algo é desilusão ou acha que o que a gente fazia na terra natal é todo mundo faz. hahaha 

então prefiro dizer diferença de cultura.

vamos entrar no assunto principal .

1. atitude aberta

primeira vez que fui ao exterior foi quando tinha 19 anos, fui ao Canadá. fiquei espantada porque no dentro do metro, tinha muitas pessoas que tem nacionalidades diferentes e quando os olhos cruzam-se com deles, eles sorriem para mim. isso não tinha acontecido no Japão .  Um dia, em Vancouver, eu conheci uma mulher que usa cadeira de rodas, no Starbucks . gostei muito de conversar com ela e um dia ,quando ela vai embora, eu joguei um copo de papel dela e os lixos, porque não era fácil de ir ao cesto do lixo ,de cadeira de rodas.  eu também sai de lá, um homem desconhecido veio correndo e me falou ”seu ato era muito maravilhoso. ” eu não sabia inglês bem e achei ”por que ele veio falar comigo?” eu me acautelei um pouco. mas depois ,percebi que os canadianos elogiam outras pessoas até as pessoas desconhecidas e isso é uma cultura diferente. agora já me acostumo com essa cultura e sorrio quando vejo pessoas. mas não faço no brasil porque as vezes tiveram as pessoas com cara de espantado pensando por que essa japa esta sorrindo sozinha kkkkkkkkk  


2. falar com franqueza

antes de ir ao canada ,ouvi dizer que as pessoas de exterior respostam sim ou não com franqueza. aqui no japão, a gente não faz isso. porque tem cultura que não gosta de recusar . por exemplo , A”vem me visitar ”e B”sim. vou      algum dia .....”kkkkk B não quer ir . então no canada , tentei me acostumar responder com franqueza. achei que prefiro cultura de exterior mais que do japao .   as vezes ainda falo assim com meus amigos japoneses e depois de falar NAO ,digo "desculpa ,falei demais "kkkkkk


3.pensamento sobre raça

quando tinha 16 anos, ganhei uma amiga de exterior pela primeira vez. a discriminação racial era só um estudo de moral na escola pra mim, até eu ir a Europa. quando estava caminhando uma rua da Espanha, um grupo de meninas lançou morango na minha cabeça e passaram rindo. foi um vexame ,ainda lembro desse momento ,mas ainda não sei o que eu deveria fazer nesse momento. eu falei nada. outro dia, senti numa cadeira de shopping center, vieram meninos e disse  nihao em voz alta e eles riram ver eu espantada. tiveram muitas pessoas gritando ,de carro e surpreenderam eu e minhas amigas.  nunca tinha pensado na discriminação racial até eu morar em Portugal. não gosto de discutir ,mas pensei muita coisa sozinha. tem pessoas que imitam cara de asiático puxando olhos nos dedos e eles riem inocente mas se eu dizer "você tem nariz diferente "ou imitar cara das pessoas de dedo ,muitas vezes ,será que eles vao  perceber o meu sentimento?

ninguém pode determinar quem é melhor com aparência e nacionalidades.

Um dia ,em coimbra , fui a pegar minha bebida no mandarim, estava sozinha so nesse momento e um grupo de negro começou falar comigo e me perguntou "quer namorar com negros?"(mais ou menos assim não me lembro minuciosamente )

e respondi ”sim , se eu gostar dele.”e voltei ao lugar onde os meus amigos estavam. No dia seguinte ,lembrei disso. por que eles se preocupam sobre raça?  

para namorar ,ou para fazer amigos ,não é raça, importante é coração.

todo mundo é maravilhoso tal como é.

tive momento feliz e triste mas tudo ficou minha experiência .


O que vocês acharam?

qualquer coisa ,fala comigo<3

muito obrigada por ler tudo, amo vocês!!