見出し画像

ヒカルド・マリオ・ゴンザルベス教授  ー正信偈ノートー 『正信偈についての考察』 『悲しき熱帯』            毎朝のお朝勤の後にポルトガル語の仏教書を少しづつ読みます。日本語翻訳あり。

おはようございます。 今日も一緒にお参りをいたしましょう!
Bom dia a todos! Vamos juntos rito matinal.


『大無量寿経』(巻上)
http://labo.wikidharma.org/index.php/%E4%BB%8F%E8%AA%AC_%E7%84%A1%E9%87%8F%E5%AF%BF%E7%B5%8C_(%E5%B7%BB%E4%B8%8A)
『大無量寿経』(巻下)
http://labo.wikidharma.org/index.php/仏説_無量寿経_(巻下)


Grande Sutra da Vida Imensurável (1)
https://www.dropbox.com/s/4jizvk1admnv3rm/sutra%20Buddha%20vida%20infinita%20-%20parte%20um.doc?dl=0
Grande Sutra da Vida Imensurável (2)
https://www.dropbox.com/s/o1uj62burt5yizf/sutra_Buddha_vida_infinita_-_parte_dois.doc?dl=0


BU" SE' MU RYÔ JU KYÔ (Pronúncia japonesa)
https://www.dropbox.com/s/jb3zfnv4qhzoya0/BU%22%20SE%27%20MU%20RY%C3%94%20JU%20KY%C3%94%20KAN%20J%C3%94.pages?dl=0

6. As Dificuldades de se Obter a Fé: Dentre os intelectuais ocidentais contemporâneos a demonstrar uma atitude de simpatia para com o Budismo, há que destacar Claude Lévi-Strauss, o maior antropólogo do século XX. Em vários de seus escritos e entrevistas elogiou o Budismo como sendo a única religião a fugir ao antropocentrismo, considerando todas as formas de vida como dignas do mesmo respeito e consideração dispensados ao ser humano. Esteve no Brasil em 1935, integrando a missão francesa que ajudou o governo paulista a implantar a Universidade de São Paulo. Publicou em 1955 o livro Tristes Trópicos em que faz uma série de observações importantes sobre o Brasil, o Budismo, o Islamismo e… os gatos… Sobre o Budismo, entre outras coisas, diz o seguinte:
Os homens fizeram três grandes tentativas religiosas para se libertarem da perseguição dos mortos, da maleficência do Além e das angústias da magia. Separados pelo intervalo de aproximadamente meio milênio, conceberam sucessivamente o budismo, o cristianismo e o islamismo, e é impressionante que cada etapa, longe de marcar um progresso em relação à precedente, antes testemunha o retrocesso.
Em suma, o Buda Sakyamuni libertou os homens do temor dos malefícios atribuídos aos mortos e aos deuses indevidamente cultuados e de outras superstições do mesmo naipe. Shinran, no século XIII, ao revelar a Verdadeira Doutrina da Terra Pura, mostrou-se absolutamente fiel ao espírito do Budismo Original. E hoje, o que vemos? As superstições subsistem, mesmo nos templos budistas em geral e nos do Budismo Shin, em particular. Vejamos alguns exemplos, colhidos aqui em nossa própria comunidade.
Grande parte dos automóveis dos devotos que acorrem ao Betsuin nos fins de semana para seus cultos fúnebres familiares ostenta amuletos e patuás (omamori), em sua maioria provenientes das chamadas “novas religiões” japonesas… Quase todos esses devotos parecem mais empenhados em manter a tradição do culto aos mortos do que em ouvir o Dharma e vivenciar o Nembutsu… Uma senhora que participa do grupo de Dança Típica Japonesa (odori) dizia, um dia desses, que há doenças provocadas por trabalhos de macumba… Realmente, parece extremamente difícil alguém obter a Fé genuína e pura ensinada por Sakyamuni e Shinran!
Mais um último detalhe: uma tradução japonesa de Tristes Trópicos, publicada pela Editora Chûô Kôron, omite as passagens em que o ilustre pai da Antropologia Estrutural se pronuncia a respeito do Budismo…Realmente, parece que tudo conspira para dificultar o acesso à Fé Correta e Verdadeira!

6. 信仰を得ることの難しさ:
現代西洋の知識人が仏教に共感する姿勢を見せている中で、20世紀最大の人類学者クロード・レヴィ=ストロースは特筆すべき存在である。彼はいくつかの著作やインタビューの中で、仏教は人間中心主義を排除し、すべての生命体を人間と同じように尊重し、配慮するに値すると考える唯一の宗教であると賞賛しています。1935年、サンパウロ政府のサンパウロ大学設立を支援したフランス使節団の一員としてブラジルに滞在した。1955年に出版した『悲しき熱帯』では、ブラジル、仏教、イスラム教、猫......などについて重要な考察を展開している。
人は死者への迫害、来世への悪意、魔術の苦悩から解放されるために、3つの偉大な宗教的試みを行ってきた。仏教、キリスト教、イスラム教と、約半世紀の間隔をおいて、それぞれの段階は、前の段階との関係で進歩を示すどころか、むしろ後退を証明しているのが印象的である。
つまり、釈迦牟尼仏は、死者や不当に崇拝された神々に起因する悪の恐怖や、同じような迷信から人間を解放したのである。親鸞は13世紀、浄土真宗の教義を明らかにすることで、本来の仏教の精神に忠実であることを示したのである。
 そして、今日、私たちが目にするものは何でしょうか。一般的な仏教寺院、特に真宗寺院でも迷信は存在する。私たちの住む地域の事例を見てみましょう。週末に家族葬のために別院にやってくる信者の車の多くは、いわゆる日本の「新宗教」のお守りやパテント(おまもり)を身につけている...ほとんどすべての信者は、法を聞き、念仏を体験することよりも、死者崇拝の伝統を守ることに熱心なようだ...。先日、日本舞踊(おどり)に参加している女性が、「マクンバが原因で病気になることがある」と言っていましたが、本当に、釈迦や親鸞が説いた純粋な信仰を得ることは、非常に難しいようですね。
最後にもうひとつ。中公新書から出版されている『トリステス・トローピコス』『悲しき熱帯』の日本語訳は、構造人類学の輝かしい父が仏教について述べている箇所を省略している...本当に、すべてが正しく真の信仰へのアクセスを困難にするよう陰謀しているようだ 。

参考  Referência

https://www.amazon.com.br/Tristes-trópicos-Claude-Lévi-Strauss/dp/8571645701/ref=asc_df_8571645701/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379805465669&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=6693605579886852277&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001749&hvtargid=pla-811737606618&psc=1


レヴィ=ストロース
中央公論社 1977・2001
Claude L vi-StraussTristes Tropiques 1955[訳]川田順造
https://1000ya.isis.ne.jp/0317.html

https://1000ya.isis.ne.jp/0317.html


Macumba
https://pt.wikipedia.org/wiki/Macumba


please subscribe to my channel
Inscreva-se no canal Por favor!
↓いいね評価、チャンネル登録よろしくお願いします↓
https://goo.gl/iVwh85

SMSもやっています(^^) フォロー大歓迎です。

➡Bloggerブログ
 https://www.brasilsanpo.com/

➡アメブロ
 ‪https://ameblo.jp/ishui/

➡Twitter
https://twitter.com/ishui

➡Facebook
 ‪https://www.facebook.com/shu.izuhara‬

➡Instagram
https://www.instagram.com/izushu/

よろしければサポートをお願いいたします。頂いたサポートはクリエータ費として活用させていただきます。